terça-feira, 13 de agosto de 2013

Cama para o peixe


Dia desses resolvi convidar meus sogros para almoçarem lá em casa. O menu foi escolhido pelo meu namorado. Ele viu uma receita interessante de peixe assado no programa Homens Gourmet, do canal Bem Simples. Eu nunca tinha assado um peixe inteiro na vida! Pior: eu nunca nem tinha comprado peixe nessas condições. Apesar do receio de errar logo no preparo de um almoço tão importante, fui confiante e ainda precisei fazer adaptações na receita. Pesquisei os tipos de peixe apropriados para fazer no forno e verifiquei as peixarias mais próximas da minha casa. No dia, acordei cedo, escolhi uma anchova de mais ou menos 1,5 kg limpa. Bom, até aí, tudo bem. O problema era temperar o bicho. Tenho enorme agonia de escamas e nadadeiras de peixe. A solução foi pedir ajuda do namorado para executar a tarefa. E ficou uma delícia!

Utensílio:
- Assadeira grande de teflon;

Ingredientes:
- 1 anchova inteira;
- 4 cebolas-roxas;
- 5 dentes de alho;
- Azeite extravirgem;
- Salsa;
- Cheiro-verde;
- Alecrim;
- Louro;
- 1 pimenta dedo-de-moça inteira;
- Orégano;
- Pimenta-do-reino;
- Sal a gosto.

Modo de preparo:
1. Corte as cebolas em cubos médios e forre uma "cama" com parte delas no fundo da assadeira. Amasse grosseiramente os alhos com casca e adicione à "cama";
2. Tempere a pele do peixe e o seu interior com sal e o coloque sobre a "cama";
3. Adicione o restante das cebolas por cima da anchova e acrescente a salsa picada, o cheiro-verde, alecrim, as folhas de louro, o orégano e a pimenta-do-reino;
4. Finalize com bastante azeite no peixe e uma pimenta dedo-de-moça inteira na assadeira;
5. Cubra com papel alumínio e leve para assar em forno médio pré-aquecido até que o peixe esteja completamente cozido (enfie um garfo para conferir e se a carne estiver branca, é o ponto). Depois retire o papel alumínio e deixe por mais uns 30 minutos para assar.

Sobre a anchova

O nome científico da anchova é Pormatomus saltatrix. É um peixe de água salgada, com corpo alongado e comprido, coloração variada entre azul-esverdeado a cinza escuro, na região dorsal. A boca está ornada de afiados dentes triangulares e a mandíbula é acionada por poderoso músculo adutor. A nadadeira caudal é grande, geralmente negra, e confere excelente propulsão e grandes arrancadas. Atingem pouco mais de 15 kg e ultrapassam um metro de comprimento. Possuem duas nadadeiras dorsais separadas, a primeira é espinhosa e a segunda, ramosa.

As anchovas são chamadas de piranhas marinhas, por alguns pescadores, devido à voracidade com que devoram suas presas e ao fato de atacarem quase tudo que lhes é oferecido, de iscas artificiais a naturais. São peixes migradores, mas muitos pesquisadores e pescadores acreditam na possibilidade de existirem populações que permanecem em uma mesma área.

Nenhum comentário:

Postar um comentário