sábado, 10 de agosto de 2013

É pacumê

Pavê com a segunda opção de cobertura

Para homenagear meu pai, que tanto gosta desta sobremesa, vou revelar o segredo do pavê da família Nascimento. Não tem glamour, nenhum. Aviso logo. É simples, fácil e muito gostoso. Nem precisa molhar o biscoito, sem trocadilhos, claro. Enfim, é perfeito para o almoço do dia dos pais. 

Utensílios:
- Panela com teflon;
- Refratário de vidro.

Ingredientes:

Creme
- 2 pacotes de biscoito maizena (de preferência Piraquê, o melhor!);
- 2 latas de leite condensado;
- 1 lata de creme de leite;
- 1 medida da mesma lata de leite de vaca;
- 5 colheres de amido de milho ou quanto baste.
- 1 colher de café de essência de baunilha, se desejar.

Cobertura (opção 1)
- 2 claras de ovo;
- 8 colheres de sopa de açúcar;
- 1 colher de chá de suco de limão;

Cobertura (opção 2)
- calda de chocolate pronta para sorvete;
- chocolate granulado.

Modo de preparo:
1. Na panela, antes de levar ao fogo, despeje o leite condensado e o creme de leite. Dissolva o amido de milho no leite de vaca e acrescente na mistura. Leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar o creme. Retire do fogo e junte a essência de baunilha.
2. No refratário, coloque uma camada de creme e em seguida uma de biscoito (sem molhar no leite!). Faça isso até finalizar as camadas com uma bem farta de creme;
3. Caso utilize a primeira opção de cobertura, bata as claras em neve, adicione o suco de limão e o açúcar aos poucos até formar um merengue bem firme e brilhante. Cubra o creme com o merengue, espere esfriar por completo e leve à geladeira. No caso da segunda opção de cobertura, é mais fácil ainda. Basta colocar a calda de maneira uniforme por cima do creme e cobrir com o chocolate granulado. Pode também utilizar o restante dos biscoitos maizenas quebrados para decorar.

2 comentários:

  1. Como não amar pavê né? É muito gostoso, sabor de infância!
    Aproveito para agradecer sua visita e comentário lá no blog, espero que a quiche de queijo canastra faça sucesso aí também! Beijo grande!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, pavê é sobremesa curinga. =)
      Aproveito para informar que já fiz a quiche e ficou muito gostosa. Vou postar a receita amanhã aqui no blog com a indicação do seu blog, Vivian.
      Obrigada pela visita e comentário! Beijos

      Excluir